HISTÓRIA DA VELA

UMA BREVE HISTÓRIA DA FABRICAÇÃO DE VELAS


As velas foram usadas por milhares de anos e, até o início de 1900 elas eram a única fonte de luz artificial. Velas também tem uma rica tradição em muitas religiões ao longo da história. Hoje, a vela não é mais a única fonte de luz, mas é usada em abundância nas mais diversas religiões, assim como em festas de aniversário e enfeites para casa.

Originalmente, as velas eram feitas de sebo, extraído de bovinos e ovinos, nos tempos egípcios e romanos. O Império Romano foi o primeiro a fornecer provas de uma vela que se assemelha a vela hoje. Eles derretiam o sebo, até que fosse um líquido e derramava sobre as fibras de linho, cânhamo, e/ou de algodão, as quais foram utilizadas como um pavio. Durante a Idade Média as velas tornaram-se mais presentes nas cerimônias religiosas. Foi neste momento que a cera de abelha foi usado para fazer velas. Estas velas de cera de abelha foram feitas bem como os romanos fizeram suas velas com sebo. A cera de abelha é uma melhoria do sebo, mas quantidades limitadas estavam disponíveis, o que tornava caro e limitada ao clero e a classe alta.

O século 19 foi um momento de definição para as velas. As primeiras máquinas patenteadas de fazer vela foram introduzidas, permitindo que as velas alcançasse as casas de todas as classes. Foi também, em torno deste mesmo tempo, em que um químico chamado Michael Eugene Chevreul identificou pela primeira vez que o sebo ou gordura animal consistia de vários ácidos graxos. Um dos ácidos graxos identificados ele foi estearina (ácido esteárico). Em 1825, Chevreul e outro químico chamado Joseph Gay Lussac patenteou um processo para fazer vela de esteárico bruto.

Foi em meados do século 19, na cidade de em Battersea, Reino Unido, que a cera de parafina foi utilizada pela primeira vez em uma vela. Isto conduziu à produção comercial de parafina, que é um destilado de petróleo. A parafina foi igualmente misturado com o ácido esteárico, o qual endurecido a cera e criada uma vela mais limpa, brilhante, sem odor e mais barata.

Hoje, o mercado oferece uma ampla variedade de velas produzidas a partir de uma grande variedade de ceras de parafina e ceras vegetais, sendo oferecidas em uma infinidade de cores, formas, desenhos e fragrâncias. Velas não são mais a única fonte de luz, mas elas são itens essenciais para uma ótima decoração de ambientes.

P

P

Abrir o WhatsApp
Chama a gente no WhatsApp!
Olá! Como podemos te ajudar?